fbpx

O Que é Preciso Para Instalação de Energia Solar Residencial em 5 Passos

O necessário para instalação de energia solar residencial é simples. Inicialmente é preciso um local para a instalação das placas solares e posteriormente, de uma rede elétrica estruturada. Basicamente a usina solar residencial colherá a energia do sol, por via das placas fotovoltaicas, energia solar esta, que após convertida em energia elétrica, será distribuída na rede privada elétrica para uso.

A instalação de energia solar residencial

A instalação de energia solar residencial poderá ser feita de vários modos. Vamos tomar um padrão de instalação simples, para assim, tentar explicar, de modo fácil, os passos minimamente necessários.

Saiba O que é preciso para instalação de energia solar residencial em 5 passos

1. A instalação das placas solares fotovoltaicas

Dentro de uma instalação de energia solar residencial, já falando da instalação de placas fotovoltaicas, o modo mais comum, é a utilização dos telhados. Para tal, serão instalados suportes de fixação das placas, deixando um espaço entre o telhado e as placas. Espaço este, que serve para:

  • manter a circulação de ar entre componentes e
  • possibilitar as manutenções necessárias

Lembrando que caso sejam necessários furos nas telhas, é necessário o isolamento com material impermeável, para conter eventuais goteiras. Neste ponto, nós da Vibra Energia Solar, sempre utilizamos em nossas instalações, produtos de altíssima qualidade, afinal de contas, ninguém fica subindo no telhado para conferir esses tipos de coisas.

instalação de energia solar rural fazenda mutuca tres pontas 110 placas fotovoltaicas agronegócio

Na foto acima, temos um exemplo de instalação de placas solares fotovoltaicas

2. A instalação do inversor

Dentro de um instalação de energia solar residencial o inversor é o componente da usina solar residencial responsável por transformar a energia do sol, coletada pelos módulos solares (placas) de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA).

Com esse feito, acontece a possibilidade da utilização em aparelhos elétricos.
Resumindo: de CC (corrente contínua) para CA (corrente alternada).

Mas qual o motivo dessa conversão de CC para CA?
É simples, os aparelhos nossos eletroeletrônicos funcionam com corrente alternada.

O inversor após instalado será conectado às placas solares e ao quadro de energia solar residencial.

3. A instalação do quadro de energia

O quadro de energia é o componente responsável por distribuir a energia vinda do inversor e também de enviar o excesso de energia / energia gerada e não utilizada, para a rede pública, se for o caso.

Nos casos em que a implementação de usina solar residencial atua de forma isolada, ou seja, sem a integração com a rede pública de energia elétrica, a conexão do quadro de energia será somente com a rede interna e com a estrutura de recarregamento de baterias, se for o caso.

Basicamente, o quadro de energia gerencia a distribuição entre a fonte geradora e a rede consumidora de energia elétrica;

4. A instalação do sistema de recarregamento de baterias (opcional)

Existe no mercado, o sistema de captação de energia solar residencial totalmente independente, sendo ele totalmente desligado da rede elétrica pública.

O conhecido sistema de energia solar off-grid tem na energia gerada durante o dia, uma forma de recarregar baterias para armazenamento de energia elétrica, que habilita o uso de energia elétrica em horários noturnos ou extremamente nublados.

Temos também o sistema de energia solar híbrido, onde o uso da bateria é feito somente quando falhar a rede pública de energia, funcionando com uma terceira opção.

5. A instalação do medidor de energia bidirecional (relógio de energia)

Os medidores de energia bidirecional funcionam como injetores e coletores de energia elétrica da rede pública, por isso é conhecido como bidirecional. O medidor bidirecional também contabiliza números, registrando os saldos de energia elétrica injetada e de energia elétrica coletada, possibilitando crédito ou débito financeiro.

Durante a fase em que a usina solar está gerando energia elétrica

Durante a fase em que a usina solar está gerando energia elétrica (durante o dia) o medidor bidirecional não coleta energia elétrica, pois toda a energia da residência está sendo gerada pelas placas solares. Consome o que se gera e injeta os excessos de energia gerada e/ou não consumida.

Durante a ausência de luz solar — noite ou dias extremamente nublados

A noite ou nos dias de ausência de luz solar / extremamente nublados, a usina solar poderá ter uma geração de energia diminuída ao ponto de não sustentar a demanda do consumo. Neste ponto o medidor de energia bidirecional então passará a coletar energia elétrica da rua (rede pública).

O medidor bidirecional calcula a energia elétrica injetada e a coletada

Como vimos, o medidor bidirecional faz o controle entre injetar ou coletar energia elétrica, na medida da necessidade demandada, possibilitando a visualização do saldo positivo ou negativo do uso da rede pública de energia elétrica.

O que é medidor de energia bidirecional?

Os medidores de energia bidirecional funcionam como injetores e coletores de energia elétrica da rede pública, por isso é conhecido como bidirecional. O medidor bidirecional também contabiliza números, registrando os saldos de energia elétrica injetada e de energia elétrica coletada, possibilitando crédito ou débito financeiro

O que é sistema de energia solar off-grid?

O conhecido sistema de energia solar off-grid tem na energia gerada durante o dia, uma forma de recarregar baterias para armazenamento de energia elétrica, que habilita o uso de energia elétrica em horários noturnos ou extremamente nublados.

Como o medidor bidirecional calcula o crédito de energia elétrica?

O medidor bidirecional faz o controle entre injetar ou coletar energia elétrica, na medida da necessidade demandada, possibilitando a visualização do saldo positivo ou negativo do uso da rede pública de energia elétrica.

Usinas de Energia Solar Instaladas por Todo Sul de Minas

Abaixo temos vários trabalhos realizados por nós. Instalão de energia solar, manutenção em placas fotovoltaica, peças e assessórios para usinas de energia solar.

Para conhecer nossos serviços de energia solar clique aqui.

Contato / orçamento

Conte um pouco para nós de seu projeto, solicite um orçamento.

Localização / Contato

Vibra Energia Solar Fotovoltaica

CNPJ: 29.505.832/0001-41

R. Ambrozina de Jesus, 45 - Alcides Mesquita
Três Pontas / MG - 37190-000

Fone (35) 9 9750-3008

WhatsApp (35) 9 9750-3008

Energia e Engenharia

Serviços na área de Energia Elétrica, consultoria, laudos, RT (responsável técnico), Engenheiro Eletricista.